QUINTELA FAMILY


contador

sábado, 31 de julho de 2010

ESCONDIDINHO DE BACALHAU LIGHT



Ingredientes
200 gramas de bacalhau dessalgado e desfiado
500 gramas de aipim
½ lata de creme de leite light
2 colheres de sopa de margarina light
3 colheres de sopa de requeijão light
½ cebola picada
1 colher de sopa de azeite de oliva
8 azeitonas pretas picadas
1 colher de sopa de salsinha picada
2 colheres de sopa de queijo parmesão light ralado
Sal e pimenta-do-reino a gosto.


Modo de preparo
Em uma panela com água, cozinhe o aipim até que fique bem macio. Esprema e misture-a ao creme de leite, requeijão e à margarina. Mexa bem até que forme um creme homogêneo. Em uma outra panela, refogue a cebola no azeite e, então, junte o bacalhau. Vá mexendo delicadamente até que fique bem dourado. Acrescente as azeitonas e a salsinha e reserve. Em um refratário, coloque o bacalhau refogado, cubra com o creme de mandioca, polvilhe com o queijo e leve ao forno para gratinar.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Solar de Quintela de Azurara



Chegou a vez de publicar mais um solar do Concelho de Mangualde, desta vez o de Quintela de Azurara. “ A risonha aldeia de Quintela de Azurara também se pode orgulhar de ter entre o seu casario uma casa solarenga onde, ao longo dos tempos, se reuniram os apelidos Morais, Pintos, Melos, Ataídes, Arriagas, Tavares e Cabrais. Trata-se de uma construção, provavelmente medieval, mas reconstruída na 2ª metade do século XVIII. Relatos familiares referem, inclusive, a existência de uma torre que caiu em 1717. Na sua feição actual, a casa não apresenta grandes voos decorativos. Apenas ressaltam as janelas da fachada principal pela cornija curva que ostentam. Todo o resto se insere no estilo de construir, comum neste tipo de casa. O portão que se lhe encosta à direita é encimado por um frontão de construção recente, ladeado de volutas, onde se cravaram as armas da família com os apelidos Morais e Pintos. Todo este conjunto permite um acesso condigno à casa e à quinta anexa. A capela foi substituída por um oratório interior que permitia, da mesma forma, manter vivo o culto religioso. Este solar pertenceu a José Tavares d’Athaíde da Cunha Cabral (Foi Presidente da Câmara Municipal de Mangualde nas décadas de 50 e 60 do século XX). Deixou-o em herança a seu sobrinho Eng. João Carlos d’Athaíde e Arriaga Cunha Cabral, que o restaurou e transformou em turismo de habitação.

Dos seus antepassados destacamos, no século XVIII, António Pais Teixeira Cabral, senhor do morgado e prazo de Quintela, casado com D. Rosa Leonor de Morais Pinto Cardoso de Miranda, natural de Rio Torto, Chaves. O referido casamento trouxe para esta família os apelidos Morais e Pintos.” IN Casas Solarengas no Concelho de Mangualde de Anabela Ramos Cardoso.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

O traje da alma

Sem maiores preocupações com o vestir, o médico conversava descontraído com o enfermeiro e o motorista da ambulância, quando uma senhora elegante chega e, de forma ríspida, pergunta:- "Vocês sabem onde está o médico do hospital"?

Com tranquilidade, o médico respondeu: - "Boa tarde, senhora! Em que posso ser útil"? Ríspida, redarguiu: - "Será que o senhor é surdo? Não ouviu que estou procurando pelo médico?"Mantendo-se calmo, contestou: - "Boa tarde senhora! O médico sou eu. Em que posso ajudá-la?"- "Como?! O senhor?! Com essa roupa?!?..."- "Ah, senhora, desculpe-me! Pensei que a senhora estivesse procurando um médico e não uma vestimenta..." - "Oh, desculpe, doutor, boa tarde! É que...vestido assim, o senhor nem parece um médico..."- "Veja bem como são as coisas" - disse o médico. "As vestes parecem não dizer muita coisa, pois quando a vi chegar, tão bem vestida, pensei que a senhora fosse sorrir educadamente para todos e depois daria um "boa tarde!"".

terça-feira, 27 de julho de 2010

ANIVERSÁRIO CHEGANDO!



Em 3 de agosto Mayara Quintela estará comemorando o seu 5º aniversário. Mayara é filha de Rita Quintela e neta de Terezinha Quintela.

Desejamos muitos brigadeiros para a gatinha! Parabéns!

ESTROGONOFE DE CAMARÃO LIGHT



Ingredientes
600 gramas de camarão médio e limpo1 colher de sobremesa de margarina light1 colher de sopa de cebola ralada1 colher de sopa de mostarda1 colher de sopa de molho inglês2 colheres de sopa de catchup1 colher de sobremesa de páprica200 gramas de cogumelo em conserva1 colher de café de adoçante em pó próprio para forno e fogãoSal a gosto1 xícara de chá de caldo de peixe1 colher de sopa de farinha de trigo1 xícara de chá de leite desnatado 1 pote de iogurte natural desnatado1 colher de sopa de salsinha picada


Modo de preparo
Em uma panela, coloque a margarina, a cebola, a mostarda, o molho inglês, o catchup, a páprica, o cogumelo, o adoçante, o sal e o caldo de peixe, leve ao fogo médio e deixe ferver. Depois, acrescente os camarões e deixe cozinhando por mais 5 minutinhos. Só então coloque a farinha misturada ao leite e ao iogurte. Deixe no fogo até engrossar. Junte a salsinha e retire do fogo.
(O delicioso estrogonofe de camarão light não perde em nada para a receita tradicional.)

domingo, 25 de julho de 2010

Nutrição

Dieta hot, hot, hot! Os alimentos termogênicos vão ajudá-la a queimar mais calorias e, de quebra, enxugar 5 kg em um mês


Os queimadores de gordura Agora que você já virou fã dos alimentos termogênicos, que tal conhecer melhor alguns deles? A gente garante que vale a pena!




Gengibre pesquisas apontam que seu consumo regular pode acelerar o metabolismo em até 20%. O gengibre também melhora a digestão. É versátil e pode ser usado cru, refogado, em forma de chá ou batido no liquidificador com qualquer fruta.




Canela além da ação estimulante, age como facilitadora da digestão e combate a flatulência. “Também auxilia o tratamento de problemas de pele”, acrescenta Daniela Hueb. Pode ser consumida em pó ou em forma de chá, no caso da canela em pau.





Café contém cafeína, estimulante e termogênico natural, que a auxilia a se manter em estado de alerta. Mas nada de exagerar na dose, ou você pode sofrer com problemas do estômago, além de insônia e ansiedade. O ideal é consumir até 3 xícaras por dia.




Cacau possui propriedades estimulantes e antioxidantes devido ao seu teor de cafeína e polifenóis. A combinação dessas substâncias faz bem ao coração, à circulação sanguínea e contém atividade antialérgica, antiviral e anti-inflamatória.



Chá-verde graças à presença de substâncias como a cafeína e as catequinas, essa bebida obriga o organismo a buscar energia nas reservas de gordura. “Como se não bastasse, ela ainda ajuda na desintoxicação, combate a retenção de líquidos e os radicais livres — responsáveis pelo envelhecimento.




Linhaça no quesito controle de peso, oferece dois grandes auxílios: acelera a queima calórica e regulariza o intestino. Mas não para por aí: ela também proporciona o aumento da defesa orgânica e reduz o ritmo de envelhecimento celular, prevenindo várias doenças.




Óleo de coco estimula o metabolismo, atua na redução do colesterol ruim e melhora a função intestinal “Esse tipo de gordura potencializa a absorção de nutrientes”, afirma Daniela Hueb. Uma boa opção é alternar seu uso com o do azeite de oliva, pois seu sabor é mais suave.





Mate um estudo desenvolvido por pesquisadores do curso de nutrição da Universidade do Vale do Iitajaí (Univali) apontou que o consumo de erva-mate ajuda na perda de peso, no aumento da taxa de HDL (bom colesterol) e na diminuição da taxa de glicemia.





Pimenta vermelha uma das substâncias presentes no fruto, a capsaicina, tem ação termogênica comprovada e é considerada um dos melhores auxiliares no controle de peso. Ttambém contribui para a retirada de gorduras das artérias. No entanto, tome cuidado: o ingrediente é contraindicado para quem sofre de gastrite ou hemorroida.



sexta-feira, 23 de julho de 2010

Parabéns pra você!


Neste sábado será comemorado o
4º aninho de Maria Eduarda Quintela, filha de Carla e
Weliton Quintela, neta da Sra. Zenóbia Quintela.

Desejamos tudo de bom para Duda, muita alegria e felicidades.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Aniversário chegando!



Quem estará de idade nova no próximo dia 28, será a Sra. Luzia Quintela, filha de Jonas e Helena Quintela. Luzia é mãe de Érica, Luis, Grayce e Gleise.

Desejamos a ela muitas felicidades e que Deus a abençôe hoje e sempre!!! Parabéns!

quarta-feira, 21 de julho de 2010

INTERESSANTE!


QUINTELA – ARCOZELO DAS MAIAS
No local onde atualmente se chama a coroa, no lugar de Arcozelo das Maias, vivia uma família que tinha uma filha, trabalhadeira, que namorava um rapaz, também trabalhador, do lugar de Antelas.
Este, para com mais facilidade falar com a namorada, veio
fazer uma pequena casa em Quintela onde hoje chamam o “ Cabeço da Nogueira “ . Os pais da rapariga não viam bem este namoro e proibiam-na de falar com o namorado. Mas o amor é mais forte que a vontade dos pais e, assim, uma noite a rapariga fugiu da casa paterna e veio para a do namorado.
Como bons trabalhadores e aproveitando os melhores locais de Quintela, em poucos anos fizeram a melhor quinta da freguesia.
Quando os seus parentes, amigos e conhecidos os queriam visitar diziam:«Vamos à quinta dela».E daí veio o nome de Quintela.

Os cuidados da alimentação no inverno



Clima seco, queda da temperatura, aumento na poluição. Esses são fatores que influenciam as doenças respiratórias e infecciosas no inverno. Devido às características climáticas, instintivamente as pessoas procuram locais fechados como shoppings e cinemas, o que acaba facilitando a contaminação por vias aéreas.
Durante esse período mais frio, as doenças mais comuns como resfriados e gripes, são causadas pelas IVAS - Infecções das Vias Aéreas. Os principais alvos em potencial dessas infecções são as crianças e os idosos, que dispõe de menos defesa contra os vírus e as bactérias - os causadores das doenças.
Com tantos acasos, o corpo humano também necessita de maior quantidade de calorias para manter a temperatura corporal, e ainda aumentar a resistência orgânica. Segundo o médico nutrólogo Maximo Asinelli, em função do frio, o organismo gasta mais energia para a manutenção da temperatura. "O aconselhado, é aumentar a ingestão de calorias para compensar esse gasto energético, em torno de 25% mais do que o normal", comenta.
"Indiferentemente, é importante tomar cuidado na quantidade de calorias consumidas, evitando excessos. Caso contrário, este tipo de atitude pode acabar favorecendo em grande escala para o aumento de peso", diz.
Asinelli ainda aconselha manter alguns cuidados com a saúde como adaptar as refeições consumidas neste período e torná-las menos gordurosas, manter otimizada a ingesta de líquidos como agua e chás que podem ser ingeridos quentes, além de praticar atividades físicas. Essas são algumas das maneiras de manter o peso e de prevenir obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares.


(fonte; necessaire.com.br)

terça-feira, 20 de julho de 2010

Dia do Amigo



“Amigo é coisa para se guardar No lado esquerdo do peito Mesmo que o tempo e a distância digam “não” Mesmo esquecendo a canção o que importa é ouvir a voz que vem do coração
Pois seja o que vier, venha o que vier, Qualquer dia, amigo, eu volto a te encontrar, qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar.”



(Canção da América – letra Fernando Brant e Milton Nascimento)

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Dicas e cuidados com os cães no inverno


As pessoas costumam ficar bem preguiçosas no inverno, mas isso não é desculpa, afinal independentemente do tempo e temperatura, as pessoas devem fazer a suas obrigações diariamente.

Algumas pessoas costumam ficar muito relaxadas em relação aos animais, que precisam muito das pessoas. A dica no inverno é olhar atentamente a casinha do cachorro para ver se ele não irá passar frio, e colocar um cobertor, ou uma proteção contra o vento.

Outra coisa importante é em relação ao banho, que não deve ser realizado em dias muito frios. E quando for dar banho no animalzinho é bom secar bem com o secador para que ele não fique doente. (o ideal, é levar em um pet shop).

Sempre nos dias mais frios, o animalzinho deve estar com uma roupinha, pois mesmo com os pelos acaba tendo muito frio. Não se esqueça também da alimentação que é muito importante. Deixe a preguiça de lado e cuide de seu cãozinho.


Suposta origem do nome Quintela

Não se sabe ao certo há quantos anos existe este povoado, no entanto conta-se que um casal resolveu construir uma casa no (Cabeço da Nogueira), trabalharam muito e, em pouco tempo, fizeram a melhor quinta da freguesia. Quando os amigos e parentes os queriam visitar diziam: Vamos à quinta d´ela e daí surgiu o nome de Quintela. Um descendente da (Casa d ´ela) de nome Manuel Fernandes, casou com Maria Tavares em 1724, foram os fundadores da casa do (Ribeiro). É uma casa muito antiga, que pela sua beleza exterior é considerada uma obra de arquitectura.

domingo, 18 de julho de 2010

Curiosidade

O sobrenome Quintela veio do nome a palavra "quinto", da quintus latim, significa "quinto".
O sobrenome é de origem local, provenientes de um dos muitos lugares chamado Quinto no norte da Itália.
As variações deste nome de família incluem: Quinto, Quintí, Quinzio, Quinzo, Quintarelli, Quintino, Quintini, Quintano, Quintieri, Quintavalle, Quinterro, Quintana e muitos mais. O primeiro achado na cidade de Roma, logo no ano 35 dC com Marcus Fábio Quintiliano, um orador famoso por sua retórica de 12 livros.





Texto original encontrado em http://www.houseofnames.com/xq/asp.fc/qx/quintela-family-crest.htm.