QUINTELA FAMILY


contador

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Os cuidados da alimentação no inverno



Clima seco, queda da temperatura, aumento na poluição. Esses são fatores que influenciam as doenças respiratórias e infecciosas no inverno. Devido às características climáticas, instintivamente as pessoas procuram locais fechados como shoppings e cinemas, o que acaba facilitando a contaminação por vias aéreas.
Durante esse período mais frio, as doenças mais comuns como resfriados e gripes, são causadas pelas IVAS - Infecções das Vias Aéreas. Os principais alvos em potencial dessas infecções são as crianças e os idosos, que dispõe de menos defesa contra os vírus e as bactérias - os causadores das doenças.
Com tantos acasos, o corpo humano também necessita de maior quantidade de calorias para manter a temperatura corporal, e ainda aumentar a resistência orgânica. Segundo o médico nutrólogo Maximo Asinelli, em função do frio, o organismo gasta mais energia para a manutenção da temperatura. "O aconselhado, é aumentar a ingestão de calorias para compensar esse gasto energético, em torno de 25% mais do que o normal", comenta.
"Indiferentemente, é importante tomar cuidado na quantidade de calorias consumidas, evitando excessos. Caso contrário, este tipo de atitude pode acabar favorecendo em grande escala para o aumento de peso", diz.
Asinelli ainda aconselha manter alguns cuidados com a saúde como adaptar as refeições consumidas neste período e torná-las menos gordurosas, manter otimizada a ingesta de líquidos como agua e chás que podem ser ingeridos quentes, além de praticar atividades físicas. Essas são algumas das maneiras de manter o peso e de prevenir obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares.


(fonte; necessaire.com.br)

Um comentário: